Ev.Lucas e Cleonice Esteves (esposa)

sexta-feira, 8 de outubro de 2010

Como fazer o bem com seu óleo de cozinha usado

Como fazer o bem com seu óleo de cozinha usado: "


OleoPor Elaine Vieira

Ninguém sabe direito o que fazer com o óleo usado na fritura, né?

Bem, além de diminuir a quantidade de alimentos fritos, e por consequência a quantidade de óleo utilizado - sua saúde e o meio ambiente agradecem - você pode juntar todo ele em garrafas pet e entregar a uma instituição que vai encaminhá-lo para reciclagem.

Lembra da sua avó? Pois é, óleo de cozinha pode virar um ótimo sabão, entre outros produtos.

Em Vitória, dá para entregar seu óleo usado na na Igreja Santa Rita de Cássia (Rua Fortunato Ramos, 345, Praia do Canto).

No ano passado foram mais de mil litros, que renderam R$ 364,50, repassados para o Banco Bem, aquele da moeda própria do bairro São Benedito.

E esse dinheiro se transforma em uma verdadeira corrente do bem: o valor arrecadado possibilita a execução do projeto Ecos do Bem, que estimula os moradores a recolher material reciclável e trocar pela Moeda Bem na cooperativa de catadores da região.

Guarapari

Em Guarapari também há uma iniciativa legal, em que as pessoas trocam o óleo por material de limpeza. A Cesan está doando garrafas para que os condomínios coletem o óleo de cozinha dos moradores.

A ação faz parte do Projeto Gordura Zero da Companhia e do Projeto de Reciclagem de Óleo de Fritura da Secretaria de Meio Ambiente (Sema) de Guarapari. O óleo é encaminhado para reciclagem e transformado em sabão, detergente, massa de vidraceiro, entre outros produtos.

Depois de tudo isso, jogar óleo na pia, nem pensar...
"

Nenhum comentário:

Postar um comentário